terça-feira, 18 de março de 2008

Pintura em Telha - Casario




Pintura em Telha - Casario

MATERIAL NECESSÁRIO (BÁSICO) Telha paulista Tinta látex branca Tinta acrílica marrom, cerâmica, preta, branca, ocre Tinta acrílica na cor desejada (no meu caso verde oliva claro) Massa para biscuit nas cores: cerâmica, marrom, além de folhas, flores e graminha pronta em biscuit Massa corrida ou acrílica Cola branca rótulo azul (biscuit) Areia de quartzo (ou de pássaro) Corda para pendurar a telha Tinta relevo MATERIAL NECESSÁRIO (COMPLEMENTAR) Lixa tipo de esmeril (opcional) Rolinho de espuma para pintura Prato de isopor Colher de sopa caneta de retroprojetor Vasinho de cerâmica para aplicar acima da rua Furadeira e broca Panos seco e úmido Lápis Molde pronto feito com acetato Estrusora (opcional) Rolo para abrir massa de biscuit (ou cano pvc fino) Cortador de folha e molde de silicone para flores para trabalhar o biscuit (opcional) esteca tesoura Espátula (opcional) Pincéis 16, 8, 0 Régua Fita crepe boleador PASSO A PASSO OBS: a telha é composta de três partes básicas: casa em si (2 andares), telhado (biscuit) e a rua (areia de quartzo ou de passarinho) CONFECCIONANDO A CASA EM SI 1-furar a telha com furadeira e broca para cerâmica. 2-lixar a telha com lixa do tipo esmeril, retirar o pó com pano limpo. 3-aplicar uma demão de látex branco, usando o rolinho de espuma. 4- se houver imperfeições na telha, cobrir com biscuit. 5-Confeccionar o molde. Telha usada: paulista tamanho 57 X 28cm ( este tamanho não é convencional) o molde tem as seguintes dimensões: porta (18.5 X 7 cm), janela ( 10,5 X 5 cm), rua ( 4,5 cm X largura da telha), barrado que divide os andares (2,5 cm X largura da telha), telhado ( 9,5 cm X largura da telha), andares (o que sobrou, dividir em duas partes:+ ou - 20,5 cm por andar). obs: para uma telha paulistinha de 42 X 23 cm, as dimensões seriam: porta (13,5 X 5.5 cm), janela (7.5 X 4 cm), rua (3,3 cm X largura da telha), barrado (1,8 cm X largura da telha), telhado (7 cm X largura da tellha), andares( = ou- 15 cm por andar). 6-Passar o molde para plástico de raio X (acetato) com o auxílio de uma caneta de retroprojetor e recortar as partes: porta, janela e telhado. 7-Desenhar o molde na telha, com o auxílio de um lápis. 8-Pintar ( 3 demãos) com tinta acrílica verde oliva claro a parede dos 2 andares, deixando em branco o local da porta e janelas, além do local onde o reboco está caído, usando para isso um pincel macio e largo (ex:16). 9-pintar a porta com tinta acrílica marrom e as vidraças da janela com tinta acrílica azul claro (pincel 8). Após seca a vidraça fazer as divisórias com tinta acrílica marrom (1 divisória na vertical e duas na horizontal)- pincel zero. 10- pintar os tijolos que aparecem (reboco caído), com tinta acrílica marrom, ocre e cerâmica. 11- esperar secar a tinta e aplicar fita crepe no local onde será o barrado que divide os andares isolando de 25 cm a partir da base até 27,5 cm o local onde será aplicado a massa corrida ou massa acrílica. 12-Com o auxílio de uma colher de sopa colocar a massa corrida ou acrílica sobre o local e espalhar com espátula generosa e uniformemente sobre toda superfície demarcada. 13-Texturizar a massa corrida, usando a colher de sopa ou outro instrumento que julgar de efeito interessante. 14-Retirar a fita crepe. 15-Após seca a textura, tingi-la com a cor verde oliva mais escura que a usada na parede, usando o mesmo pincel do passo 8. 16-Com a massa de biscuit cerâmica confeccionar o vasinho (será fixado na parte inferior esquerda acima da rua). Com a massa marrom e com o auxílio de uma estrusora (bico redondo) confeccionar os galhos da planta que está no vaso de cerâmica, e o batente da porta e janelas. Com a mesma massa fazer a floreira, usando para isso um rolinho de massa marrom , levemente achatado e que será colado na parte inferior das janelas. 17-Colar sobre a trepadeira folhas verdes e flores em biscuit nas cores desejadas. Obs: fazer miolos das flores com tinta relevo. 18-Na floreira, aplicar a grama feita em biscuit com o auxílio da massa verde e de um coador de chá, além das flores nas cores desejadas 19-No vasinho de cerâmica já seco colar um pedacinho de corda sisal dentro do vaso para realçar o trabalho. 2- CONFECCIONANDO O TELHADO DA CASA 20-Confeccionar a telhado com biscuit na cor cerâmica após ter sido esticada a massa com rolo e cortada no tamanho do molde, em seguida passe cola neste biscuit e aplique na telha, no local indicado. Para marcar as telhas use uma régua e a esteca , para marcar o relevo na parte inferior do telhado, usar um boleador ou outro instrumento de mesmo efeito. Obs: perfurar, no biscuit, o local que foi coberto pela massa com um objeto de ponta (caneta), para não atrapalhar ao passar a corda. 21-Após seco o biscuit, pintar as divisões das telhas com tinta marrom e iluminar com branco (usar para isso um pincel zero). 3- CONFECCIONANDO A RUA 22-Com pincel largo, cola branca sobre toda base e (em cima de uma bandeja ) jogar areia de quartzo branca sobre a cola. 23-Após secar, tingir toda rua de cinza (pincel largo e macio) e com a tinta preta e o pincel zero desenhar pedras sobre toda rua. No final, acrescentar alguns risquinhos de branco para iluminar a rua. Colocar a corda no furo da furadeira e amarrá-la. Quando secar totlmente (2dias) envernizar a peça com verniz geral. Helenice Polizelli polizelli@itelefonica.com.br

10 comentários:

  1. Lindaaaaaaa!!!!
    Seus trabalhos são lindooos!
    Poderia me mandar o risco do casário???
    Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu trabalho. Há muito procuro casario em telhas. Encontrei o seu e adorei. Gostaria de receber o risco do casario, seria possível: desde já agradeço e parabéns! meu email é: m.luciabastos@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. oiii,seu trabalho é lindo,estou trabalhando em telha a pouco tempo,
    e me apaixonei,o seu trabalho me encantou mais ainda.que deus abençõe.vc é linda e perfeita aos olhos de deus.um abraço. eva.

    ResponderExcluir
  4. ola, seu trabalho é maravilhoso olha vou te dizer uma coisa eu tbm estou em uma depressão profunda e pintando uns equipamentos meu peguei uma telha e fiz uns rasbisco e pintei uma flor ficou muito bom ai descobri um jeito de me sentir melhor, mais não conheço nd deste arte e adoraria se vc tiver algo como encinar passo a passo lhe agradeceria muito, e pode me dizer onde eu encontro alguma revista sobre esta arte e como fazer ela por fim se tiver algo que possa me ajudar me mande um email DULCINEIA.AMOR@GMAIL.COM beijos em seu coração e sempre em frente e mais uma vez parabens pelo seu dom

    ResponderExcluir
  5. Oi amei o casario, ficou lindo, parabéns. Será que poderia me mandar o risco, desde já agradeço.
    Meu email é alipia20@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Seu trabalho é lindoooo d++++, manda para mim se possível o risco do casario. Ameii seu tarbalho. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Seu trabalho é maravilhoao amda DEUS te deu este dom maravilhoso e tao esplendido,bem eu estou procurando algo q eu possa aprender aprofundar e achar o meu dom,estou pesquisando sobre pintura em tecido,e tambem emm porcelana e na pesquisa apareceu em telha pois quero muito aprender esta tecnica maravilhosa q vc desenvolveu suas habilidades faz 3 meses que perdi minha mãe pro um avc,e por isso tenho q fazer algo para ocupar a minha mente pois tenho tido crises com a falta dela mais DEUS tem me ajudado muito.teria como vc me passar esta tecnica do seu maravilhoso trabalho.aguardo respostas um grande abraço micheleradovich@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Seu trabalho é maravilhoso,vc pode me informar valores, como custo da peça e valor de venda?
    Se puder me mandar o risco agradeço.
    Meu email é ;
    astride_schulze@hotmail.com
    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  9. OI querida,adorei o seu trabalho,continue sempre assim ajudando a si própria,e as outras pessoas tbm com este dom maravilhoso que Deus te deu.Você é uma iluminada por ele,pode ter certeza disso.Obs:Se vc quiser conversar comigo a respeito da sindrome do pânico,estou a disposição,eu tbm já passei por isso e me superei.Bjs no teu ♥.meu e-mail é titia.monik@hotmail.com

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me visitar! Volte logo!

POSTAGEM EM DESTAQUE

Bico em crochê TULIPAS

Inscreva-se no canal e clique no sininho para receber todas as novidades! Bico em crochê TULIPAS #DESTRO - CROCHÊ 93 Este bico de croc...

POSTAGENS MAIS VISITADAS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG