Tradutor 2

Seguidores

Tradutor






English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified


terça-feira, 18 de março de 2008

Textura em telha decorada




Telha decorada - Textura em telha

Material Necessário (básico): 
Telha culmieira Tinta látex branca Tinta acrílica marrom, cerâmica, preta, branca, ocre Tinta acrílica na cor desejada (no meu caso amarela) Massa para biscuit nas cores: cerâmica, marrom, verde; além de folhas, flores e graminha pronta em biscuit Massa corrida ou acrílica Cola branca rótulo azul (biscuit) Areia de quartzo (ou de pássaro) Corda para pendurar a telha Tinta relevo Material Necessário (Complementar) Lixa tipo de esmeril (opcional) Rolinho de espuma para pintura Prato de isopor Colher de sopa caneta de retroprojetor Vasinho de cerâmica para aplicar abaixo da trepadeira Furadeira e broca Panos seco e úmido Lápis Molde pronto Estrusora (opcional) Rolo para abrir massa de biscuit (ou cano pvc fino) Recipiente para colocar o biscuit que não está em uso Cortador de folha e molde de silicone para flores para trabalhar o biscuit (opcional) esteca tesoura plaquinha bem-vindo em mdf ou papel duro (molde). Espátula (opcional) Pincéis 16, 8, 0 Régua Fita crepe PASSO A PASSO: OBS: a telha é composta de três partes básicas: casa em si (textura e detalhes em biscuit), barrado(base) de tijolos (biscuit) e a rua (areia de quartzo ou de passarinho) 

CONFECCIONANDO A CASA EM SI 

1- furar a telha com furadeira e broca para cerâmica. 
2- lixar a telha com lixa do tipo esmeril, retirar o pó com pano limpo. 
3- aplicar uma demão de látex branco, usando o rolinho de espuma. 
4- Se caso a telha tiver listas no local onde será confeccionada a porta, cobrir a base (barrado) da casa com massa de biscuit nos locais do friso, antes de ser confeccionado o barrado propriamente dito. Aproveite e veja se há imperfeições na parte de baixo da telha, se houver, cobrir com biscuit. 
5- Confeccionar o molde. 
6- Passar o molde para plástico de raio X com o auxílio de uma caneta de retroprojetor e recortar as partes: porta janela, barrado e placa de bem-vindos. 
7- Desenhar o molde na telha, com o auxílio de um lápis. 
8- Pintar com tinta acrílica marrom a janela e a porta, usando para isso um pincel macio e largo (ex:16).
 9- Esperar secar a tinta e aplicar fita crepe ao redor da porta e da janela e acima da base (proteção contra massa corrida). 
10- Com o auxílio de uma colher de sopa colocar a massa corrida ou acrílica sobre a telha e espalhar com espátula generosa e uniformemente sobre toda telha que está acima da base. 11- Texturizar a massa corrida, usando a colher de sopa ou outro instrumento que julgar de efeito interessante. 
12- Retirar a fita crepe. Verifique se ficou imperfeição entre a pintura da porta e janela e a textura, conserte se for o caso. 
13- Após seca a textura, tingi-la com a cor desejada, usando o mesmo pincel do passo 8. 
14- Após seca a tinta, confeccionar a trepadeira que fica do lado esquerdo, usando para isso massa de biscuit marrom, estrusora do bico desejado e cola para biscuit para colar o galho da trepadeira na telha. 
15- Com o bico redondo da estrusora, retirar massa marrom para contornar a janela e a porta. 16- Com a mesma massa fazer a floreira, usando para isso um rolinho de massa marrom , levemente achatado e que será colado na parte inferior da janela. 
17- Com a estrusora preenchida com massa verde, retirar, no bico redondo, um rolinho que será colado sobre o que seria o galho marrom. 
18- Colar sobre a trepadeira folhas verdes e flores em biscuit nas cores desejadas. Obs: fazer miolos das flores com tinta relevo. 
19- Na floreira, aplicar a grama feita em biscuit com o auxílio da massa verde e de um coador de chá, além das flores nas cores desejadas 
20- Colar um vasinho de cerâmica na base da trepadeira e quando estiver seco, colar um pedacinho de corda dentro do vaso para realçar o trabalho. 

CONFECCIONANDO A BASE DA CASA 
21- Confeccionar a base da casa (barrado de tijolo ) com biscuit na cor cerâmica após ter sido esticada a massa com rolinho e cortada no tamanho do molde, em seguida passe cola neste biscuit e aplique na telha, no local indicado. Para marcar os tijolos use uma régua e a esteca ou pazinha de sorvete. 
22- OBS além do barrado devemos marcar a escada, da mesma maneira anterior. 23- Após seco o biscuit, pintar os tijolos para incrementar a peça, usando tinta marrom, amarelo ocre e cerâmica. 
24- Para pintar a escada use tinta acrílica preta e látex branco misturado com preto o que resulta em cor cinza. 

CONFECCIONANDO A RUA 
25- Após seca a parte de cima aplicar, com pincel largo, cola branca sobre toda base e (em cima de uma bandeja ) jogar areia de quartzo branca sobre a cola. 
26- Após secar, tingir toda rua de cinza (pincel largo e macio) e com a tinta preta e o pincel 0 desenhar pedras sobre toda rua. No final, acrescentar alguns risquinhos de branco para iluminar a rua. Fixar a plaquinha de bem-vindos, caso queira, usando cola branca ou cola quente. Colocar a corda no furo da furadeira e amarrá-la. Envernizar a peça com verniz geral Helenice Carvalho Polizelli (11) 4018-

3 comentários:

  1. Parabens, seus trabalhos são lindos..

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!!!
    Seu artesanato é maravilhoso, parabéns, vamos tentar fazer a telha barroca, vc arrasou nesta, tbm fazemos artesanato, mas iniciante ainda.
    Bom Feriado para ti!!!

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me visitar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...